O paradoxo dos 13 milhões de sossegados

“O mundo está ao contrário e ninguém reparou” ja falava Nando Reis em um dos seus maiores clássicos, Relicário. A frase que coincidentemente, ou não, me suporta na observação que faço do atual momento que vivemos. A Transformação Digital é rápida e impiedosa, ao tempo que ela traz grandes benefícios para a sociedade, ela também cobra um preço alto para o mundo profissional. Startups, Fintechs, Insurtechs, Labs e outros diversos polos de inovação irrompem com uma solução no mercado, quebram paradigmas, mas no processo de escala e disseminação encontram grande dificuldade em se manter, pelo menos na mesma qualidade, uma vez que o estoque de pessoas para sustentar as soluções está em falta no mercado.


Espera ai, mas e o estoque de 13 milhões de pessoas desempregadas que hoje temos no Brasil? Eu digo que são em grande maioria assets em potencial, contudo, ainda não estão prontas para darem conta das novas demandas de oportunidades do mercado, a aptidão é algo que tem criado esta barreira. Não adianta ter um soldado no contingente se ele não vai saber atirar, ou vai errar o alvo.


O Brasil, assim como outros países, atravessa um choque de transformação onde a mão de obra escassa faz com que negócios cada vez mais automatizados sejam os preferidos dos investidores, são mais escaláveis com um contingente mínimo e consequentemente mais baratos em termos de despesas o que faz com que, em um eventual sucesso, sejam mais lucrativos. Mas este cenário inviabiliza cada vez mais o entendimento do mercado para preparação dos novos recursos, uma vez que precisaremos menos e menos de pessoas. E para um país que a cultura educacional é modesta, só torna outra música aplicável para esta situação, “ Onde o rico cada vez fica mais rico e o pobre cada vez fica mais pobre”, o Xote de As Meninas prevendo um futuro cada vez mais próximo, onde a riqueza em questão é uma moeda chamada Cultura Digital, mas a economia de esforço tem mais valor.

No vídeo abaixo abordo os principais papéis que surgiram com a Transformação Digital e que podem ajudar na escolha de uma destas profissões.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: