Conversa com Yuval Noah Harari – 21 lições para o século 21 – Apresentado pela Companhia das letras

Yuval Noah Harari, Historiador israelense, esteve no Memorial da América Latina em São Paulo, em 6 de novembro, trazendo reflexões importantes sobre o cenário político-econômico global e as transformações tecnológicas do nosso século por meio da Inteligência Artificial-AI.

Questionado quanto a uma suposta crise das democracias liberais, Harari afirmou que a despeito dos desafios, o sistema democrático liberal é o mais flexível visto até hoje. E pontuou que o que vemos atualmente é uma crise de narrativas: ideias e histórias que moldam o mundo. E que a mídias sociais têm mudado a sociedade.

Ao responder uma pergunta sobre uma espécie de crescimento/ressurgimento do nacionalismo, Harari trouxe o real significado desta palavra que foi tendo seu sentido deturpado, ao longo de décadas, devido a exemplos infelizes e distorcidos do nacionalismo, tais como visto na Alemanha Nazista e na Itália fascista. Contudo, o verdadeiro nacionalismo constitui em amar seus compatriotas, é este amor e empatia que move uma sociedade a pagar seus impostos e construir para uma sociedade que busca a oferecer o mínimo necessário para uma vida digna (segurança, saúde, educação e moradia).

O ponto mais explorado por Harari foi o avanço tecnológico e os impactos negativos e positivos que a Inteligência Artificial pode causar em nossa sociedade. Mais do que simplesmente ocupar o que hoje são posições de trabalho, Harari chamou atenção para a questão do Animal Hacking (humanos), o que poderá ser possível em breve por meio de um bom conhecimento biológico e poder computacional. O que permitirá aos governos e corporações saber mais sobre nós, do que nós mesmos.  Poderão prever nossas escolhas e até mesmo “reconfigurar” nossos sentimentos.

Por isso, Harari conclui sua fala dizendo que estudantes não precisam de mais informações, mas de capacidade intelectual (senso crítico) para discernir o que é confiável do que não é confiável.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: