Escolha certo como ERRAR no seu Projeto

Fazer um projeto muitas vezes pode tirar o sono das pessoas, simplesmente porque se trata de um conjunto de ações que precisam ser resolvidas e que resultarão depois de algum tempo em algo que tem que funcionar, ora bolas, ninguém faz um projeto para não funcionar, mas no final das contas o que vemos mundo a fora é que a maioria não funciona. Os projetos que funcionam muitas vezes não funcionam direito. E os que de fato funcionam se provam extremamente caros. E se um projeto custou caro, não importa que já tem algo melhor no mercado, agora vai ficar com isso aí!

Segundo um CHAOS Report , um relatório que analisa eficiência de projetos em um mercado, aponta que há um grande número de projetos que nem chega ao final, algo em torno de 31% são cancelados. Isso sem falar no percentual de insucesso, que ultrapassa a metade, deixando uma pequena parcela minúscula de 16% prosperar.

Quando abrimos no detalhe os motivos são sempre os mesmos, custou o dobro, ia levar o triplo do tempo para implantar e na minha visão o motivo real não são esses, faltou fazer um exercício de planejamento e controle rígido para garantir as entregas.

Gostaria de deixar algumas dicas aqui de como tenho obtido êxito nos meus projetos:

  1. Escolha bem a metodologia que vai usar, elas são fundamentais para ajudar a guiar um caminho desconhecido. Nós temos 3 metodologias bem funcionais
    • Agile – minha preferida flexível e inteligente.
    • Waterfall – ajuda muito, mas o controle é insano, normalmente mata os gerentes de projetos do coração.
    • GoHorse – Zuera – ha ié ié  (apesar de ser a metodologia mais utilizada)
  2. Não fique preso à Metodologia, lembre-se sempre, são melhores práticas, e não ciência. Use e abuse conforme a necessidade 
  3. Combine bem o que será entregue, ferramentas como MVP do método Agile são muito boas para garantir eficiência no aprendizado e acelerar o sucesso do projeto.
  4. Acima de tudo, gestão de projeto não tem milagre, respeite o ambiente e pessoas com quem trabalha, é melhor um time confortável do que pessoas odiando o que estão fazendo… imagine a beleza de projetos que eles vão entregar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *